terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ster - 365 Dias pintando

O site Bombing Science fez uma entrevista com Ster que passou nada mais nada menos que 365 dias pintando direto, todos os dias. Como eu gostei da entrevista resolvi traduzir e deixar disponivel pra vocês no blog. Quem quiser ver a entrevista original em inglês só clicar AQUI.

Ster é de Sofia, Bulgaria, mais viveu na Russia por um longo tempo. No ultimo ano, ele pintou todos os dias do ano, 365 dias. Isto é dedicação ou obseção? A Bombing Science falou com ele sobre o processo, as alegrias e as dificuldades dessa atividade. A BS agradece por ele disponibilizar o inédito filme de fotos e a entrevista abaixo.


BombingScience: Primeiramente, parabéns. Existe muitos escritores em atividade, muito ativos. Outros fazem a vida fora do graffiti. Mais sem dúvidas nenhum deles pode dizer que pintou TODOS OS DIAS durante um ano. É um mínimo de 365 pieces, e eu sei que você fez muito mais.

Ster: Salve, obrigado pela atenção. É engraçado essa história de como eu comecei pintando todo dia. Eu e uns amigos da Ucraina e  Macedonia estavamos em Skopje e começamos uma discução sobre o que é a verdadeira atividade no graffiti. Um deles disse que atividade é pintar uma vez por semana, outro disse duas a três vezes por semana. Mais eu disse que pra ser um verdadeira atividade seria pintar todos os dias. Então da brincadeira pra realidade eu comecei a pintar todo dia.


Na real, eu fiz mais de 500 pieces nessa maratona. Eu nunca contei, mais nunca era o bastante, então eu pintava mais e mais. Algumas vezes eu cheguei a fazer mais de 5 por dia. Depois do ano novo eu continuei pintando todo dia. Sou um viciado :)



BombingScience: Você não dorme né?

Ster: Sim no começo. Mas depois de um tempo eu precisei durmir normalmente, então comecei a jogar sujo. Pintava de dia quando as pessoas saiam do trabalho.


BombingScience: Usa drogas?


Ster: Não, não bebo nada alcoólico e não uso nenhuma droga. Somente alguns energéticos baratos.



BombingScience: Como você financia seus roles? Você rouba? Você faz murais comerciais e pega as latas extras? Qual é o truque?


Ster: Eu gosto de manter a consciência limpa. Não roubo. Por um longo periodo na Rússia, graffiti comercial era muito bem pago, nesse tempo eu não precisa comprar lata. Eu tenho muitas latas de spray, eu até vendo para outros graffiteiros. Hoje em dia eu trabalho muito para comprar minhas latas como qualquer cidadão comum.




BombingScience: Eu sugeraria a, Molotow, Ironlak, ou qualquer outra grande marca de spray, para patrocinar Ster, Ele faria mais do que uma dúzia de seus membros. Você já tentou algum patrocínio?

Ster: Há uns anos atrás eu tive uma pequena conversa com o pessoal da Molotow, mais nada aconteceu.


BombingScience: Algumas vezes me canso de escrever as mesmas letras. Depois de escrever tanto Ster, você não cansou de fazer essas letras?


Ster: Não, todo vez é um estilo diferente. Essas quatro letras são parte da minha vida, e toda vez que eu pinto, sinto que estou fazendo algo novo, algo diferente. Se eu me cansar, eu mudo de estilo totalmente.




BombingScience: Com quem você gosta mais de pintar?

Ster: Gosto de pintar com APL da Ucraina (FAT315). Ele é como um irmão.


BombingScience: Falando mundialmente, quais escritores impressionam você, em termos de estética e quantidade?


Ster: Me impressiono muito com o NESAR e o SOMA do Canada. Vivemos muito distantes, mais temos o mesmo estilo de vida. Também fui muito apoiado pelo BUNY (KR2) da Espanha.




BombingScience: Alguma história que gostaria de compartilhar com os leitores? Você de ter várias, pintando todos os dias por um ano muita coisa acontece!

Ster: Isto é o interessante de se pintar todos os dias. Eu nunca tinha sido preso. Tenho uma história interessante quando fiz um rooftop enquanto um amigo pintava no solo normal. Os policiais chegaram e pegaram a gente. Enquanto eles checavam nosso documentos, eu comecei a falar com eles sobre arte e arquitetura. Ao mesmo tempo ouvimos do rádio da policia que outra patrulha estava vindo até nós. Eles disseram que nós estámos bem, devolveu nosso documentos bem rápido e disseram: "Saiam fora daqui, agora". Ficamos lá sem entender o que estava acontecendo. Eles repetiam "Saiam daqui, rápido." Nós saimos fora e depois de alguns segundos eu vi o segundo carro de polícia chegar no local que estávamos. Escapei de ser preso porque na Bulgária quando 2 carros patrulhas vem até você, siginifica que você tem que ir até a base da polícia, esta é a lei. Foi a primeira vez que a policia salvou a gente de outro policial.



BombingScience: Agradecimentos?

Ster: Muito obrigado ao pessoal que me apoiou, e aqueles que estiveram comigo nesses ultimos anos: GORE, SPOME, TEXAS. E respeito a todos que pintam nas ruas e nos trens.


BombingScience: Ultima mais não menos importante, qual é a sua "Bombing Science"?


Ster: Graffiti é diversão, mais precisa ser sério. Menos falação, mais ação.