quinta-feira, 31 de julho de 2014

King Robbo morre após longo coma

Esta tarde de quinta feira ficou mais triste. O site inglês LDN Graffiti, através do seu twitter nos deu a triste noticia que todos já esperavam cedo ou tarde. O veterano escritor Robbo, após um longo coma de mais de 3 anos faleceu hoje.

Robbo foi sem dúvidas um dos pioneiros do graffiti em trens europeu e um dos destaques da cena de sua cidade durante muitos anos. Sua fama mundial veio através da treta dele com Banksy em 2009, o escritor londrino muito além que essa reivindicação do autêntico Graffiti contra o StreeArt, que representou essa treta entre ele e o artista britânico.

Robbo, que fez parte do movimento skinhead britânico no início dos anos 70, foi nessa época que começou a escrever seu nome na cidade, sem mesmo saber que o que fazia era graffiti. Por volta de 1985 começou a pintar seus primeiros metrôs em Lôndres, se convertendo em um dos Kings da primeira geração de escritores londrinos.

Robbo voltou a cena em 2009, depois que Banksy cobriu um de seus poucos muros que ainda sobraram, já em mal estado, um piece em um canal de Camdem. Graças ao documentário Graffiti Wars: Bansky vs Robbo, que mostra o confronto entre Bansky e Robbo e o jogo de intervenções que fizeram durante o ano de 2011.
Robbo aproveitou sua volta a fama para tentar um discutivel mais compreensivel entrada no mundo da arte, porém sem sucesso. Em abril de 2011 ele sofreu uma queda, nunca se soube o que realmente aconteceu, e entrou em um coma profundo que o manteve lutando pela sua vida até o dia de hoje.
Descanse em paz King Robbo.
Fonte: GoodFellas.